quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acupuntura Melhorando Sua Respiração.


A energia da respiração fornece combustível para que as usinas energéticas transformem os alimentos e a energia vinda da própria respiração em força para nutrir todo nosso corpo. 

Os taoistas e yogues sempre souberam o papel fundamental da respiração na manutenção da vitalidade e da jovialidade. Muitos pacientes referem ter insônia, ou apresentam distúrbios do sono, ou simplesmente sentem-se ansiosos e custam a dormir. Quem ronca gasta energia demais tentando respirar e não usa os beneficios reparadores da respiração ao seu favor. É claro que problemas funcionais, como por exemplo desvio de septo nasal, respiração bucal e excesso de peso, não permitem um sono reparador e sem roncos. Nestes casos esses problemas deveriam ser corrigidos o mais brevemente possível.

Acupuntura para o sistema respiratório tem sido provado ser muito benéfica. Primeiro se descobre a causa raiz do problema depois que a estratégia é desenvolvida em conformidade. Isso não inclui quaisquer efeitos secundários dos medicamentos tradicionais. 

Doenças respiratórias tratadas por este tratamento são:

Asma : esta é uma resposta alérgica a certos alérgenos como pólens, poeira, cheiro, etc, pode ser do tipo alérgicas e doenças crônicas não também. A acupuntura faz com glândulas de secreção, o equilíbrio da neurotransmissão e simpático / parassimpático do sistema nervoso, reduz a respostas alérgicas e do sistema respiratório, assim, reparar todo. Finalmente reduz a freqüência ea intensidade dos ataques de asma durante um período de tempo.

Doença pulmonar : tratados com equilíbrio processo respiratório, aumentando a circulação e aumentar a vitalidade do corpo. Ele fortalece o sistema imunológico do corpo para impedir o ataque de doenças.

Bronquite : é causado devido a lesão dos tecidos pulmonares. Embora a acupuntura não pode reparar os tecidos mas permite fluxo de ar livre no tecido remanescente para mantê-los saudáveis. Isto deve ser repetido periodicamente, para um benefício a longo prazo.

Além destes Acupuntura tem solução para sinusite, resfriado comum, enfisema, tosse, falta de ar e etc.

Para tais problemas, existem tratamentos com remédios que ajudam a evitar as crises. Mas, infelizmente, para alguns deles não há cura. Além disso, os preços desses medicamentos são muito caros como é o caso dos broncodilatadores inalatórios, utilizados por pessoas que têm asma. Os problemas respiratórios são a quarta maior causa de óbito por doenças no Brasil. Muitas destas mortes poderiam ser evitadas com diagnóstico correto e tratamento precoce.

Para se ter uma idéia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem no mundo cerca de 300 milhões de asmáticos, 210 milhões de pessoas acometidas pela DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e 100 milhões sofrem de distúrbio respiratório do sono. Além disso, a cada ano, 8 mil novos casos de tuberculose são registrados no Brasil, um dos países recordistas em casos da doença.

A incidência de doenças alérgicas respiratórias, como rinite e asma, também vem aumentando gradativamente. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 20 anos este aumento atingiu 40% em alguns países. No Brasil, por exemplo, são em média oito mortes por dia por complicações relacionadas à asma, ou 2.500 óbitos ao ano.

A asma representa um dos maiores gastos do Sistema Único de Saúde (SUS), superior, inclusive, à Aids. É por esta razão e tantas outras, que muitas pessoas buscam uma terapia alternativa e natural como forma de aliviar os ataques e poder respirar com mais facilidade.

Para estes casos e tantos outros, a Acupuntura é bastante indicada. Um dos pontos assertivos da Medicina Chinesa é que ela não trata a doença, e sim o doente.

Os pontos são escolhidos a partir de uma avaliação detalhada para conhecer o histórico e evolução da doença. O pulso do paciente informa sobre o estado energético dos meridianos principais do corpo, evidenciando bloqueios ou deficiências. Além disso, a avaliação da língua (cor, forma e saburra), por exemplo, possibilita identificar a condição energética (Yin e Yang), dos órgãos e das vísceras.

Muitas pessoas ainda desconhecem os benefícios da técnica ou têm preconceito. As agulhas não provocam efeitos colaterais.



Marque já nossa avaliação. 

Obrigada por mais essa visita! ;)





sexta-feira, 15 de junho de 2012

Acupuntura "cercando o dragão" da Obesidade.



Quando se torna um auxílio no processo de emagrecimento, age em regiões estratégicas de nosso corpo e mente. Tem como missão quebrar o ciclo do aumento de peso. Mas claro que, sozinha, Acupuntura não faz o "serviço" sozinha. De nada adianta continuar a comer mais do que seu corpo precisa depois de uma sessão de ‘agulhadas’: você vai ter perdido tempo e dinheiro.  Mas então, como a Acupuntura pode ajudar a emagrecer? Vai descobrir agora.

A Acupuntura ajuda a regular a vontade de comer. Não há como dominar a fome, visto que ela é apenas um aviso de que o organismo necessita de energia para se manter. Porém, há pontos de Acupuntura em que se faz a regulagem do apetite e da gula, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita – e que, você já sabe: te faz engordar.

No lóbulo da orelha (Auriculoterapia), há pontos específicos que ajudam a controlar a vontade de comer. Estimulando esses pontos, é possível regular o apetite e melhorar o sono. Pois a pessoa que dorme mal vive mal. O sono de baixa qualidade é um dos fatores agravantes do estresse e da ansiedade no mundo moderno. Um dos pontos principais do tratamento com Acupuntura é resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas.

Uma característica bastante comum em pessoas com excesso de peso é a prisão de ventre. A Acupuntura reeduca o sistema intestinal, colaborando assim na depuração corporal. Além de  reduzir a ansiedade e a retenção de líquido em nosso organismo, ajuda  regulando as funções do intestino fazendo que elimine toxinas e melhora o humor.

Esta ansiedade de comer é enfrentada pela imensa maioria das pessoas fora do peso, a compulsão é ainda mais grave do que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo de clínicas especializadas. A Acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas. O comedor compulsivo é  um tipo de "viciado em comer", e deve ser tratado de forma um pouco mais delicada.

A visão imaginária que o Paciente acima do peso faz de si não é das melhores. Seus padrões de estética são alterados e muitas vezes até mesmo diferenciados. Quando se olha no espelho, o obeso vê seu peso cerca de 30% a menos do que a realidade oferece. Sabe que está bem acima do seu peso ideal mas acha que não está tão mal assim.  Dessa forma, fortalecer o "eu interior" do paciente torna-se elemento indispensável na trajetória do emagrecimento. Mesmo assim, todo obeso quer perder em dias o que ganhou em anos. E se não for dessa maneira, ele acha que não vai funcionar e que também não vale a pena. O obeso vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento. A Acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como um bálsamo calmante. Com o tratamento, o paciente mantém seu nível de ansiedade sob controle e dessa forma, é capaz de controlar sua alimentação de maneira mais saudável e manter-se dentro da rotina da sua dieta.

 A Acupuntura "cerca o dragão" da Obesidade. A Medicina Chinesa trata a Obesidade como um distúrbio, um conjunto de sintomas que devem ser verificados, visando não só o emagrecimento do paciente mas também uma melhor  qualidade de vida. Já nas primeiras sessões é possível sentir os benefícios.

Sou um exemplo para esta matéria. Sempre estive acima do peso, sempre enfrentei diversas dietas que até davam certas por um tempo, mas depois sofria para manter o peso perdido. Mas também nunca cuidei de verdade da causa do problema, da ansiedade que sentia. Não praticava atividade física e não tinha uma alimentação correta. 

Hoje tudo mudou. Resolvi não só tratar, mas sim, me tratar. Comecei à me exercitar, melhorei o sono, a alimentação mudou 100%, meu Intestino é super regular e o humor mudou completamente. 

É um conjunto de atitudes. E as minhas eu tive. Perdi muito peso a ainda estou perdendo. E melhor, sem aquelas dietas malucas de ficar sem comer ou só comer uma folha de Alface.

Se você conhece alguém que sofre com problemas desse tipo, indique Acupuntura. Ou se você está com todos esses sintomas e precisa de ajuda, marque nosso tratamento. 



Torne sua vida saudável. Obrigada por mais essa visita! ;)